Palestras Gratuitas no MASP

Palestras Grátis

No dia 1º de agosto, o MASP inaugura uma série de palestras, em parceria com o Departamento de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Em encontros mensais, professores da UNIFESP discutirão diferentes períodos da história da arte em diálogo com o abrangente acervo do MASP e suas exposições temporárias.

O objetivo é oferecer a um público amplo e diverso múltiplas leituras sobre as várias coleções do MASP – da arte europeia à brasileira, da asiática à africana –, entendendo o museu como um espaço democrático de discussão, pesquisa e produção de conhecimento crítico.

As palestras são gratuitas e acontecem sempre aos sábados, das 11h às 13h, com retirada de senha individual na bilheteria do museu, a partir das 10h. Não há necessidade de inscrição prévia. Lotação: 374 lugares.

PRÓXIMA PALESTRA

Pintura italiana séculos XIII-XIV na coleção do Masp
1 de agosto de 2015
Por Flávia Galli Tatsch
A partir do século XIII, a imagem de devoção – na expressão do historiador da arte Hans Belting – surgiu no Ocidente latino, mais precisamente na Itália. Elaboradas sobre um suporte móvel e encomendadas para serem colocadas em altares das igrejas ou nos espaços das residências e confrarias, as imagens de devoção resultavam da nova religiosidade que procurava estabelecer um diálogo maior entre os fiéis e as pinturas de caráter sagrado. Nesse tipo de abordagem, as personagens se tornavam vivas no momento em que revelavam emoções, com gestos de dor ou amor. O acervo do MASP conta com duas delas: Virgem com Menino Jesus (1310-1320), do Maestro di San Martino alla Palma e atualmente exposta no museu em Arte da Itália: de Rafael a Ticiano (de 26.06 até 20.09.2015) e Madona com o menino entre Santa Madalena e Santo Estevâo protomártir (1400-1410), de Ottaviano Nelli.

Flávia Galli Tatsch
É doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (2011); mestre em Ciência da Informação e Documentação pela Universidade de São Paulo (2001); graduada (1985) e licenciada (1985) em História pela Universidade de São Paulo. É professora de História da Arte Medieval na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – EFLCH da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Foi Vice-coordenadora do curso de graduação de História da Arte da EFLCH/UNIFESP entre 2013 e 2015. Responsável pelo Núcleo de Pesquisa História da Arte UNIFESP no Laboratório de Estudos Medievais – LEME. Tem como principais temas de pesquisa: história e imagens; história da arte medieval; cultura visual, transferências e circulações artísticas na Idade Média; gravuras tardo-medievais e proto-modernas.

PROGRAMAÇÃO 2015

Pintura italiana dos séculos XIII-XIV na coleção do MASP
Palestrante: Flavia Galli Tatsch
1 de agosto, 11h às 13h
Gratuito, retirada de senha no dia, a partir das 10h

O retrato na pintura italiana do renascimento: Florença e Veneza
Palestrante: Cássio Fernandes
12 setembro, 11h às 13h
Gratuito, retirada de senha no dia, a partir das 10h

Arte da França dos séculos XVIII e XIX
Palestrante: Elaine Dias
3 outubro, 11h às 13h
Gratuito, retirada de senha no dia, a partir das 10h

León Ferrari em São Paulo
Palestrante: Virgínia Gil
14 novembro, 11h às 13h
Gratuito, retirada de senha no dia, a partir das 10h

Arte no Brasil: histórias e(m) construção
Palestrante: Letícia Squeff
12 dezembro, 11h às 13h
Gratuito, retirada de senha no dia, a partir das 10h

Nayra Simões é estudante de Letras na Universidade de São Paulo, faz russo como segunda língua e é inicianda da Prof.ª Dr.ª. Verena Kewitz, estudando os Marcadores Discursivos sob o olhar da teoria Multissistêmica e quando sobra tempo pra respirar, estuda francês, espanhol, chinês e tcheco. É formada em violão popular e teoria musical, e se arrisca um pouco no teclado e ainda não conseguiu parar de rascunhar frases por aí. Não tem vergonha de tocar em público, mas morre se tiver que tocar pra uma só pessoa. Atualmente, é professora particular de inglês.

Leave a Reply